Novo golpe aplicado por cibercriminosos consiste em instalar um app no celular das vítimas para ter acesso às senhas dos bancos
Golpes aplicados por cibercriminosos estão ficando cada vez mais robustos e, na maioria das vezes, utilizam da engenharia social para conseguir persuadir as vítimas e aplicar a armadilha. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou para um novo ataque que está fazendo vítimas: o “Golpe da Mão Fantasma”.
Através da engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, o criminoso se passa por um funcionário do banco da vítima informando que a conta foi invadida ou clonada. Para solucionar esse problema, o suspeito afirma à vítima que vai encaminhar um link para instalação de um aplicativo. Quando o usuário clica nesse link, baixa esse app, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.
No caso desse golpe, os criminosos realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites.
Em nota, a Febraban esclarece que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as etapas, desde o desenvolvimento até a utilização pelo cliente.
“O banco nunca liga para o cliente pedindo para que ele instale nenhum tipo de aplicativo em seu celular. Também nunca liga pedindo senha nem o número do cartão ou ainda para que o cliente faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar um problema na conta”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação.
Caso você tenha recebido alguma ligação deste tipo, cuidado, porque é golpe. A Febraban orienta para que essa pessoa entre em contato com a instituição através dos canais oficiais.
Luna Kfouri – diarioweb.com.br