qui, 17 de abril de 2025

Novas piscinas do CSU também atenderão crianças com Transtorno do Espectro Autista

Anúncio foi feito pelo prefeito durante evento na manhã de sábado, no CCI da Vila Paes.

A Prefeitura de Votuporanga irá ampliar as aulas de natação gratuita para crianças e jovens com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a instalação de três novas piscinas no Centro Social Urbano (CSU) “Profª Antônia Bortolaia Brevigliéri”, localizado na zona sul da cidade.

O projeto de natação gratuita já acontece aos sábados no Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Francisco Pignatari”, no bairro Vila Paes. O anúncio foi feito no último sábado (5.abr) pelo prefeito Jorge Seba durante uma manhã de lazer e inclusão voltada para as famílias atendidas pelo projeto promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer.

O prefeito explicou que atualmente são atendidas cerca de 100 crianças nas aulas de natação aos sábados no CCI da Vila Paes. Com a instalação de três novas piscinas no CSU, será possível ampliar este atendimento. “Assim que forem reabertas as piscinas do CSU, vamos conseguir acabar com a fila de espera, ampliando e fazendo com que mais crianças e jovens sejam chamados e participem dessa prática esportiva. A natação é essencial para o desenvolvimento psicomotor e pode ajudar a reduzir comportamentos repetitivos, proporcionando mais qualidade de vida”, falou.

A instalação das piscinas, sendo que duas delas serão cobertas, servirão à população também para práticas gratuitas de hidroginástica e biribol, e contempla a segunda etapa de melhorias no CSU.  A previsão de entrega é para o final do primeiro semestre deste ano e o valor total do investimento é de R$462 mil, sendo cerca de R$ 238 mil de recursos conquistados com apoio do deputado federal Roberto Alves e o restante de recursos próprios.

Seba acredita que inclusão não é apenas um ideal, mas um compromisso diário. “Com ações concretas, como o incentivo ao esporte, à educação especializada e o suporte às famílias, estamos avançando para garantir mais qualidade de vida e oportunidades para todos. Seguimos juntos, construindo uma cidade cada vez mais acolhedora e acessível”, falou.

Manhã de lazer

Intitulada “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, a ação de sábado no CCI da Vila Paes reuniu dezenas de famílias em um momento marcado por acolhimento, diversão e conscientização. O evento aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, com o objetivo de ampliar o acesso à informação, combater o preconceito e fortalecer a empatia em relação às pessoas com TEA.

Durante o evento, o público pôde aproveitar uma programação diversificada, com brinquedos infláveis como escorregador, piscina de bolinha e pula-pula, além de atividades recreativas com monitores especialmente preparados. Também foram distribuídos pipoca, algodão-doce e café da manhã, proporcionando um ambiente leve e inclusivo para todos.

O secretário de Esportes e Lazer, Marcello Arenas Stringari, destacou a importância da iniciativa e ressaltou que momentos como esse refletem o compromisso da administração municipal com a inclusão social e o respeito às diferenças. “Nosso objetivo é criar cada vez mais espaços de convivência onde todas as pessoas se sintam acolhidas, valorizadas e respeitadas”, afirmou.

Atividades lúdicas nas escolas reforçam empatia e respeito

As escolas municipais também abraçaram a causa e desenvolveram, ao longo da última semana, diversas atividades voltadas à conscientização sobre o autismo. O objetivo foi incentivar e promover um ambiente acolhedor e inclusivo por meio de palestras e rodas de conversa com profissionais gabaritados sobre a importância do respeito às diferenças. As crianças ainda trabalharam murais, cartazes, pinturas e exposição de desenhos.

Compartilhe!