qui, 16 de janeiro de 2025

Nova onda de frio promete temperaturas abaixo de 10ºC pra região

2

Uma intensa onda de frio vai provocar queda acentuada de temperatura sobre o Brasil na próxima semana, segundo o instituto Climatempo. Além de geada em amplos estados, inclusive em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, até há possibilidade de neve em alguns pontos do Sul do país.

Já nesta sexta-feira, 13 de maio, há chance de uma queda de temperatura expressiva e que pode provocar geada nas serras gaúcha e catarinense. No fim de semana, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuva intensa por grande parte da Região.

Essa frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano, e um por uma intensa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva. O frio mais intenso está previsto a partir do dia 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19.

De acordo com o Instituto, vários recordes serão registrados neste período. Aqui na região noroeste paulista os termômetros devem registrar temperaturas abaixo de 10ºC, com possibilidade de geada na próxima quinta-feira (19/05/2022).

Os ventos frios da massa de ar polar já se espalham sobre o Brasil e, além disso, o ciclone no oceano ajuda a levar um pouco de umidade para o continente. A junção da umidade com o ar frio pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Isso deve acontecer especialmente entre os dias 17 e 18 de maio.

Entre os dias 17 e 22 de maio, volta a possibilidade de geada por amplas do Brasil. Além do Sul, até há chance de gear no sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, em alguns pontos de São Paulo e parte de Mato Grosso do Sul. Dessa vez, no Sul, não só as áreas mais altas devem registrar geada, mas até em Curitiba a chance é bastante alta.

Esse frio, segundo o Climatempo, vai atingir áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até deve acontecer uma queda de temperatura, especialmente nas mínimas, no Norte do Brasil. Será uma onda de frio muito intensa para o mês de maio e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10°C no dia 19 de maio.