De acordo com o Corpo de Bombeiros, fatores climáticos como altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes vão continuar nos próximos dias.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão em alerta, na região de São José do Rio Preto (SP), para os riscos de novos focos de incêndio. Os modelos meteorológicos apontam que os termômetros podem atingir 37 graus entre segunda (3) e sexta-feira (6).
As altas temperaturas, a baixa umidade do ar e ventos que podem chegar a 60km/h são fatores que contribuem para o surgimento e a propagação das chamas.
Os bombeiros estão em alerta e orientam a população sobre a importância de se conscientizar e não soltar balões, acender fogueiras ou realizar pequenas queimadas no quintal de casas.
Em entrevista à TV TEM, o capitão do Corpo de Bombeiros, Alexandre Obvioslo Neto, diz que as condições climáticas ocasionadas pela estiagem devem permanecer nos próximos meses. “É um trabalho de divulgação de panfletos tanto da estiagem quanto dos incêndios florestais. Que atitudes podem evitar ou causar incêndios florestais? Que atitudes devem ser tomadas nesse período de estiagem? É uma preocupação muito grande do governo de São Paulo, com base até mesmo no que enfrentamos na semana passada. Foi reforçado, agora, para as próximas semanas, porque os fatores climáticos não vão se alterar”, explica.
Os oficiais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil podem ser convocados em casos de ocorrências de maior gravidade. A operação São Paulo Sem Fogo, desenvolvida no estado de São Paulo, vai continuar acontecendo.
Além do combate ao incêndio, as autoridades ambientais estão atuando na recuperação das áreas degradadas.