qui, 16 de janeiro de 2025

No RJ: Idoso que aguardou vaga em CTI por 16 dias em UPA, morre no dia em que transferência seria feita

clip002-foto-paciente-elyo-upa-transferencia-01

Família de Elyo Ramos obteve na Justiça três ordens de internação, mas estado só providenciou a remoção neste sábado (16). Idoso morreu antes de a ambulância chegar.

Elyo Ramos, o paciente de 81 anos que aguardava em um posto de saúde do Rio de Janeiro por 16 dias uma vaga no CTI, não conseguiu esperar a ambulância que iria levá-lo a um hospital. O idoso morreu no fim da manhã deste sábado (16).

O caso de Elyo foi mostrado pela imprensa neste sábado. Sua família foi à Justiça e obteve três ordens de internação imediata, mas o estado – responsável pelo controle dos leitos no RJ – não obedeceu.

Elyo morreu de complicações de uma infecção urinária grave na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Engenho Novo, na Zona Norte – onde ficou todo o tempo esperando a transferência.

Filha de Elyo, Luciana Ramos reclamou que o pai não estava sendo alimentado direito. “[Na UPA] eles não têm como dar alimentação por sonda. Ele só está no soro e na glicose, e cada vez mais fraco”, disse Luciana.

O que dizem as autoridades

A Secretaria de Estado de Saúde, em nota, afirmou que, devido à redução de oferta nos últimos 10 anos para leitos de CTI nas diferentes esferas, vai realizar na próxima semana um chamamento público visando à contratação deste tipo de leito na rede privada para ampliar o atendimento à população.

A Central Estadual de Regulação afirmou que, quando o paciente Elyo Ramos foi inserido no sistema, foi reservada uma vaga para o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda.

No entanto, o quadro de Alzheimer de Elyo teria impedido a transferência para a unidade.

FONTE: Informações | G1/RJ