De acordo com o ICMBio, fogo atingiu 35 mil dos 76 mil hectares do parque, no noroeste do Paraná. Estado registrou 1,6 mil incêndios ambientais na primeira quinzena de agosto.
O incêndio que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande desde 8 de agosto alcançou quase metade da área de preservação, de acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela administração do local.
Segundo o órgão, o fogo atingiu cerca de 35 mil dos 76 mil hectares do parque. Os focos de incêndio estão localizados em Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso, no noroeste do Paraná.
O ICMBio não conseguiu identificar o que provocou o incêndio. Segundo o instituto, há frentes de combate nas áreas onde os incêndios são mais graves: uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na Ilha Grande.
De acordo com a Defesa Civil, o tempo seco, as altas temperaturas e os fortes ventos da região fazem com que o fogo se alastre rapidamente.
Segundo a administração do parque, não há registros de chuvas no local desde 16 de julho. Os ventos chegam a 50 km/h.
Incêndios ambientais
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados 1.683 incêndios ambientais em todo o Paraná na primeira quinzena de agosto. Ao longo de todo o mês de julho, por exemplo, foram 2.368.
Apenas nas regiões oeste e noroeste do estado, foram 606 focos de incêndios ambientais nas duas primeiras semanas de agosto.
FONTE: Informações | G1/PR