Nível de reservatório de usinas hidrelétricas no interior de São Paulo está entre os mais baixos do país

De acordo com o Operador Nacional de Sistemas, a situação é crítica na Usina de Água Vermelha em Ouroeste (SP) e na Usina de Marimbondo em Icém (SP).

Os reflexos da estiagem podem ser notados nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Água Vermelha em Ouroeste (SP) e de Marimbondo em Icém (SP). De acordo com o Operador Nacional de Sistemas, nesses dois locais, os reservatórios estão entre os mais baixos do país.

Atualmente, o reservatório da Usina de Água Vermelha, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, está com menos de 40% da capacidade total. A situação pode ser vista pela marca d´agua nas pedras. É perceptível o quanto a água recuou nos últimos meses.

Leandro Perez é pescador profissional e toda semana vai até o Rio Grande. Em entrevista à TV TEM, ele diz que em alguns pontos a água já recuou mais de 50 metros. “Ela (água) chegava nesses barrancos e em tudo aqui. Agora, neste ano, já não veio. Ela veio só aqui nesse capim…Precisamos da água. Então, vamos pedir a Deus que mande a chuva loco”, explica.

No mesmo período de 2023, o reservatório da Usina de Água Vermelha estava com mais de 60% da capacidade de abastecimento.

O aposentado Décio Luiz Feltrin também tem o hábito de pescar no local e percebeu que, com a falta de chuva, a água tem recuado diariamente. “Está bem baixo né. Eu não sei te falar qual é a porcentagem, mas percebe-se que ele abaixa dia a dia.”

O nível do reservatório de Marimbondo, que também fica na Bacia do Rio Grande, está abaixo de 40%.

Nos outros reservatórios da região Noroeste Paulista a situação é um pouco melhor. Ilha Solteira, no Rio Paraná e Três Irmãos, no Rio Tietê, estão com pouco mais de 60% da capacidade.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password