No entanto, a Saev Ambiental conta com a consciência de cada cidadão para utilizar água de forma racional, sem desperdícios, somente para suprir necessidades essenciais.
A Represa Municipal abastece 25% do consumo total da cidade e teve seu índice mais crítico registrado neste ano, desde que as obras da Represa de Captação do Córrego Marinheirinho foram concluídas, em 1974.
Os motivos foram a estiagem e o alto consumo de água. Estimativas da Saev Ambiental, calculam que cada votuporanguense consuma, em média, 240 litros de água por dia, quando o ideal deveria ser de, no máximo, 180 litros por dia, por pessoa.
Para minimizar o impacto, a Saev Ambiental orienta que os moradores utilizem água das caixas d’água das residências e não diretamente da rua, já que esta é uma prática antiga, mas muito comum, e que impacta diretamente no alto consumo.
Poço Profundo do Sistema Oeste
Inaugurado em 7 de agosto deste ano, o novo Poço Profundo abastece a região Oeste e também partes das regiões Central e Sul, diminuindo a área onde antes era abastecida pela Represa e, com isso, evitando maiores problemas no fornecimento de água neste período de estiagem intensa.
Interligação de Poços
Além do Poço Profundo Oeste, Votuporanga ainda conta com o serviço de outros três poços localizados nas regiões Norte, Sul e Sudeste. Para contribuir com o fornecimento de água na cidade, principalmente para esta região central abastecida pela Represa Municipal, a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga abriu processo de licitação para interligação do Poço Profundo do Sistema Sudeste com o Poço Profundo do Sistema Sul. A tubulação que será utilizada na obra já foi adquirida pela Autarquia, que agora está realizando processo para contratação da empresa que fará a execução do serviço. Com esta obra, que deve durar cerca e 60 dias, as regiões sul e central da cidade poderão contar com fornecimento de mais 300 mil litros de água por hora, solucionando o problema de falta de água em épocas de estiagem prolongada.
A Prefeitura e a Saev vêm realizando as ações necessárias para melhoria constante no serviço de fornecimento de água, mas é fundamental que a população faça sua parte.
Recomendações da Saev Ambiental para uso consciente da água
– Tome banhos mais curtos e, sempre que possível, feche o chuveiro;
– Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, mantenha a torneira fechada;
– A descarga deve sempre ter sua válvula regulada;
– Reutilize a água que sai da máquina de lavar para fins não potáveis;
– Não utilize mangueira para lavar carros ou regar plantas;
– Utilize a vassoura para limpar calçadas.