Última atualização do ONS (Operador Nacional do Sistema) indica que o nível da usina de Água Vermelha está abaixo dos 18%.
A chuva não tem vindo como esperado e o nível dos reservatórios das hidrelétricas da região noroeste paulista baixou. O de Água Vermelha, em Ouroeste/SP, e o de Marimbondo, em Icém/SP, já estão entre os mais baixos do Estado.
O reservatório da usina de Água Vermelha no rio Grande entre os estados de São Paulo e Minas Gerais está com índice baixo. A última atualização do ONS (Operador Nacional do Sistema) indica que o nível está abaixo dos 18%.
A situação é ainda mais crítica que no ano passado. Em 2018, nesse mesmo período, o reservatório estava com pouco mais de 25% da capacidade.
Na usina de Maribondo, em Icém, que também fica no rio Grande, o nível do reservatório também é baixo, apenas 20%. No mesmo período do ano passado o volume do reservatório era quase o dobro, com quase 40%.
Mas as outras duas hidrelétricas da região noroeste paulista estão em situação melhor. Na usina de Três Irmãos no Rio Tietê e de Ilha Solteira/SP, no Rio Paraná. Os reservatórios delas estão entre as mais cheias do país com nível acima de 60%.
De acordo com o ONS os reservatórios dessas últimas duas hidrelétricas estão sendo preservados para o caso de uma possível crise hídrica nos próximos meses.
FONTE: Informações | G1