A agência espacial norte-americana realizou um teste na semana passada com o tanque do foguete, que será usado na Missão Artemis.
A Nasa anunciou um foguete que considera ser o mais poderoso já construído até agora. A invenção se chama Space Launch System (SLS) e tem o tamanho de um prédio de 24 andares. A previsão é que a nave seja lançada à Lua em 2024, para a missão Artemis.
Na semana passada, um teste foi realizado no qual o tanque de combustível de hidrogênio líquido do foguete quebrou – de propósito. Um vídeo do acontecimento foi postado no Twitter pelo porta-voz da Nasa, Jim Bridenstine.
Em comunicado, a Nasa relata que, durante os testes, a máquina foi capaz de aguentar mais de 260% da carga de voo durante cinco horas, antes que ela se rompesse. O engenheiro de teste, Mike Nichols, disse que a tentativa representou “o maior teste de falha controlado de um tanque pressurizado” já realizado pela agência espacial.
Assim que estiver pronto, o tanque será crucial para a missão Artemis, que levará astronautas à Lua novamente a partir de 2024 com uma mulher na tripulação pela primeira vez.
O foguete Space Launch System (SLS) será o único capaz de levar astronautas, suprimentos e a espaçonave Orion de uma vez só. A construção teve o orçamento ultrapassado e custou cerca de US$ 17 bilhões (R$ 70 bilhões) .
“Vamos pilotar o Space Launch System nas próximas décadas e a quebra do tanque de propulsão hoje nos ajudará a evoluir, com segurança e eficiência, o foguete SLS conforme nossas missões almejadas avançarem”, afirmou Neil Otte, engenheiro-chefe do centro espacial da Nasa em Huntsville, no estado de Alabama.
FONTE: Informações | GALILEU