qui, 16 de janeiro de 2025

Na lista de espécies ameaçadas de extinção, casal e filhote de antas são atropelados em Piacatu

WhatsApp Image 2024-04-10 at 20.26.56

Fêmea foi resgatada e transferida para a sede da associação, localizada em Jundiaí (SP). Macho e filhote não resistiram

Três antas, um casal e um filhote recém-nascido, foram atropeladas na Rodovia Thomas Christoph Baumgartner em Piacatu (SP). O acidente aconteceu na noite de terça-feira (9). O macho e o filhote morreram.

Segundo a Associação Mata Ciliar, o macho e o filhote foram arrastados por 800 metros na rodovia. A fêmea, por sua vez, foi encontrada com vida, sem conseguir se levantar, a dois quilômetros de distância de onde ocorreu o atropelamento.

O filhote chegou a ser resgatado, com hipotensão, hipotermia e hipoglicemia, mas morreu às 14h nesta quarta-feira (10). A fêmea foi resgatada e transferida para a sede da associação, localizada em Jundiaí (SP).

As antas foram encontradas por funcionários de uma usina, que acionaram a Polícia Ambiental. O motorista responsável pelo atropelamento não foi localizado.

A anta, maior mamífero terrestre da América do Sul, está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção como vulnerável. O levantamento é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA). G1