Morre mulher que passou mal durante procedimento estético na região 

Silmara Regina Rodrigues, de 45 anos, foi socorrida e permaneceu por 11 dias internada no Hospital de Base, em São José do Rio Preto/SP, mas não mais resistindo faleceu na tarde deste sábado. 

Na tarde de ontem (19), faleceu a gerente de vendas Silmara Regina Rodrigues, de 45 anos, após ficar 11 dias internada no Hospital de Base, em São José do Rio Preto/SP. 

Silmara, passou mal durante uma cirurgia estética de redução de “papada” em um consultório odontológico em Rio Preto. Após o caso, o local foi alvo de um auto de infração da Vigilância Sanitária – segundo o órgão, a clínica na Vila Santo Antônio não tinha licença para atividade “estética ou médica com procedimento cirúrgico”.  

Não foi informado o motivo da autuação – um relatório será enviado ao CRO (Conselho Regional de Odontologia), pois foram encontrados supostos indícios de violação de ética na clínica. 

Silmara deixou o marido e dois filhos, de 18 e 7 anos. Ela era moradora de Franca/SP e teria vindo a cidade para realizar o procedimento de lipoplastia cervical com a dentista, que seria parente dela, no dia 8 de outubro. A hipótese mais provável para o acidente, segundo especialistas consultados, é que ela tenha apresentado um efeito colateral ao anestésico local. 

Após passar mal, Silmara foi colocada em um carro para ir até uma unidade de saúde. No trajeto, o motorista parou em frente a uma clínica médica na avenida Alberto Andaló, onde profissionais do local fizeram o socorro da mulher, que estava tendo convulsões, até a chegada dos Bombeiros. A vítima teve parada cardiorrespiratória, foi reanimada e levada para o HB, onde novamente perdeu os sinais vitais – ao todo, foram 80 minutos sem respirar. 

Na semana passada, a imprensa localizou a clínica e entrou em contato por dois números de WhatsApp, porém ninguém quis comentar o assunto. Neste sábado (19), a reportagem voltou a ligar para a dentista responsável pelo procedimento, para ela dar sua versão sobre o que teria causado o problema de saúde de Silmara, mas até o fechamento deste texto ela não tinha atendido as ligações nem respondido às mensagens. 

Dentistas foram autorizados a realizar procedimentos cirúrgicos estéticos após a resolução 198, editada em janeiro de 2019 pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia). O texto reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica e autoriza os cirurgiões dentistas que passarem por especialização a realizar tratamento de lipoplastia facial. No CRO e no Conselho Federal de Odontologia não consta que a cirurgiã dentista tenha título de especialista em harmonização orofacial. 

A resolução do CFO tem sido contestada na Justiça por entidades médicas como a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). A SBD informou que incluirá o caso de Rio Preto em um dossiê que está elaborando para apresentar ao Ministério Público e à Justiça. 

Investigação Policial  

O delegado do 1º Distrito Policial de Rio Preto, Júlio Pesquero, abriu inquérito para apurar o caso, o procedimento foi aberto nesta sexta-feira (18), para apurar inicialmente os crimes de negligência e imperícia médica, além de lesão corporal. 

“Com a morte da paciente, agora vamos passar a apurar o crime de homicídio culposo, para investigar qual profissional teria causado o problema de saúde, que depois veio a causar a morte da mulher 11 dias depois”, diz o delegado. 

Pesquero afirma que deve ainda ser definido nos próximos dias qual será o delegado designado a presidir o inquérito policial, mas já vai solicitar cópia do laudo de necrópsia para saber qual foi a causa da morte. A partir daí, serão dados os próximos passos para a investigação. 

FONTE: Informações | Diário da Região / Marco Antonio dos Santos e Millena Grigoleti 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password