qui, 16 de janeiro de 2025

Morador de Tanabi vive momento de tensão em voo com pouso abortado em São José do Rio Preto

3
Fortes ventos e más condições climáticas forçam avião a retornar a Campinas; Ventos de mais de 80km/h provocam estragos na região de Presidente Prudente
Um passageiro morador de Tanabi passou por um susto inesperado durante um voo programado para pousar no Aeroporto de São José do Rio Preto (SP). O voo 4167, operado pela companhia aérea Azul, que decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, ontem, dia 13 de setembro às 18h56, enfrentou condições climáticas desfavoráveis na cidade de destino.
A previsão inicial era que a aeronave modelo ATR-72 (turbopropulsor bimotor) chegasse ao Aeroporto de Rio Preto às 19h50, mas devido a fortes ventos e condições adversas, o piloto teve que abortar a aterrissagem após aproximadamente 1 hora e 30 minutos de sobrevoo na região.
De acordo com informações do site FlightAware, os ventos registrados na área no momento da tentativa de pouso eram de 20 nós, o equivalente a aproximadamente 37 quilômetros por hora. Além disso, a presença de poeira no céu e incêndios na região agravaram as condições climáticas.
O piloto, priorizando a segurança dos passageiros e da tripulação, decidiu não arriscar o pouso em condições tão adversas e retornou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde a aeronave pousou com segurança às 21h42.
Os passageiros, incluindo o tanabiense Salvador Sanches, tiveram que ser transportados de volta a São José do Rio Preto por meio de um ônibus fretado pela companhia aérea Azul. A experiência foi marcada por desconforto, com alguns passageiros sentindo enjoo durante o trajeto, resultando em episódios de vômito. Salvador e os demais passageiros chegaram à cidade na madrugada da quinta-feira, 14 de setembro, após a inusitada jornada. Ventos de mais de 80km/h provocaram estragos na região de Presidente Prudente, ontem (13/09), no mesmo horário em que o avião tentava pousar em Rio Preto. A Defesa Civil havia emitido um alerta para ontem (13/09) de ventos fortes que poderiam atingir quase 90 km/h no Litoral Norte de SP
Samir Cesar / Tanabi Noticias