A Prefeitura de Uchoa (SP) decretou esta semana multa para o morador que for notificado e não providenciar a limpeza dos locais considerados focos do mosquito Aedes aegypti. Isso porque a cidade enfrenta um aumento considerável de casos suspeitos de dengue.
De acordo com dados divulgados pelo município, a cidade possui, atualmente, 42 casos suspeitos e dois casos positivos da doença, sendo que um paciente está internado em estado grave na UTI, em um hospital de São José do Rio Preto (SP).
Segundo a Secretária de Saúde de Uchoa, Karyna Camilo, outra situação que preocupa é a ausência dos pacientes suspeitos que fazem o hemograma para medição das plaquetas e não retornam após seis dias para o exame de dengue.
“Precisamos que todos colaborem, mantendo os locais limpos sem objetos acumuladores de água, e que os pacientes suspeitos retornem para fazer o exame de sorologia, pois só assim vamos conseguir combater a crescente da doença em nosso município”, diz.
Além das várias medidas que o município já adota o ano todo para o combate à doença, esta semana o Prefeito da cidade, Claudio Martins, decidiu pressionar os moradores que não colaboram e decretou multa para quem for notificado pela Vigilância Sanitária e não realiza a limpeza.
O valor da multa para quem não cumprir o prazo de 5 dias da notificação é de R$ 685,66 – que duplicará em caso de reincidência, conforme determinado na Legislação vigente.
Gazeta do Interior