qui, 13 de fevereiro de 2025

‘Maníaco do Corcel’: soldador acusado de assassinatos violentos, estupros em série e de enterrar mulher viva é julgado

José Antônio Miranda da Silva, atualmente com 51 anos, foi preso no bairro Ouro Verde, em São José do Rio Preto (SP), em 2020. Ele foi denunciado por 21 crimes: dois homicídios consumados, sete tentativas de homicídio, cinco roubos e sete estupros.

O soldador conhecido como “Maníaco do Corcel”, acusado de cometer assassinatos violentos, estupros em série contra pelo menos 17 mulheres, e de enterrar uma delas viva, começa a ser julgado nesta quinta-feira (13), em São José do Rio Preto (SP).

José Antônio Miranda da Silva, atualmente com 51 anos, foi preso no bairro Ouro Verde, onde morava com a família, no dia 19 de junho de 2020. Ele está preso na cadeia de Lucélia (SP) e participa do júri popular por meio de videoconferência.

Na audiência serão ouvidos apenas três testemunhas: delegado, policial militar e a ex-mulher do acusado. Sobre as vítimas, algumas não foram localizadas para comparecer e outras não foram chamadas para preservar a saúde mental delas, segundo a juíza responsável pelo júri.

Em entrevista à TV TEM, o advogado de defesa do acusado, Emerson Bertolini, disse que, se as provas foram contundentes, pretende apresentar recurso em instâncias superiores. Em relação aos crimes que não tiverem provas, o advogado disse que vai pedir a absolvição do acusado.

“Eu perguntei se ele cometeu esses crimes. Ele falou ‘Dr. não me recordo, eu tomo remédios’ e confessou que era usuário de drogas. Para mim, ele não confessou [os crimes]. No reconhecimento foram colocadas pessoas brancas ao lado dele, por isso, a polícia deveria ter investigado outros acusados parecidos com o perfil dele”, conta o advogado.

Compartilhe!