Eleitores de São José do Rio Preto, Araçatuba, Birigui, Catanduva e Votuporanga (SP) decidem no segundo turno o próximo presidente da República e governador do estado de São Paulo
Nos cinco maiores colégios eleitorais do noroeste paulista, 748.324 eleitores podem ir às urnas neste domingo (30) para decidir quem será o próximo governador e presidente da República no mandato de 2023 a 2026.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São José do Rio Preto é o maior colégio eleitoral da região, seguido por Araçatuba, Catanduva, Birigui e Votuporanga (SP). Confira abaixo a quantidade de eleitores, número de locais de votação e o perfil do eleitorado em cada cidade.
São José do Rio Preto
- São José do Rio Preto é o maior colégio eleitoral do noroeste paulista, com 344.514 eleitores aptos a votar em 124 locais diferentes.
- No primeiro turno, a cidade teve 22,30% de abstenções, o que corresponde a cerca de 76.827 pessoas.
- Segundo dados do TSE, houve aumento de mais de 1,9 mil eleitores, na comparação com os dados da última eleição municipal, realizada em 2020.
- O levantamento apontou que a maioria do eleitorado rio-pretense é composto por mulheres (54%).
- 4.086 pessoas foram convocadas para serem mesárias neste ano. Apenas 48% dos moradores se voluntariaram para o trabalho.
- O número de eleitores com idades entre 40 e 44 anos é maior em relação às outras faixas etárias. São 35.669 pessoas ao todo.
- Ainda de acordo com os dados do TSE, a maioria dos eleitores tem o Ensino Médio completo, sendo 29,7% do número total, enquanto 20,5% não completaram o Ensino Fundamental.
- A Escola Estadual Professora Maria Galante Nora é o local com maior número de eleitores da cidade. São mais de 6 mil ao todo.
- Curiosidade: 149 eleitores de Rio Preto solicitaram inclusão do nome social no título de eleitor. Segundo o TSE, este tipo de solicitação aumentou 373,83% em todo o país, entre 2018 e 2022.
Araçatuba
- Araçatuba tem 153.442 eleitores, e a cidade possui 63 diferentes locais de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
- No primeiro turno, a cidade teve 22,80% de abstenções, o que corresponde a cerca de 34.985 pessoas.
- Dados do TSE indicaram que houve aumento de quase 2 mil eleitores na cidade desde a última eleição, em 2020.
- A maioria do eleitorado de Araçatuba é composto por mulheres, sendo 54% do número total.
- O levantamento mostra que eleitores com 40 a 44 anos são maioria, sendo 15.441.
- Neste ano, a cidade contará com 1.979 mesários, sendo mais de 80% deles voluntários nas seções eleitorais.
- Mais de 53% do eleitorado araçatubense tem o Ensino Médio ou o Ensino Superior completo. São mais de 80 mil pessoas.
- De acordo com o TSE, o maior local de votação em Araçatuba é a Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, com mais de 6,6 mil eleitores.
- Curiosidade: a cidade conta com mais de 200 eleitores com pelo menos 100 anos. O levantamento aponta que o número é 290% maior em relação à última eleição, em 2020.
Birigui
- Birigui é o terceiro maior colégio eleitoral do noroeste paulista, com 89.401 eleitores que irão aos 27 locais de votação espalhados pela cidade.
- No primeiro turno, a cidade teve 22,29% de abstenções, o que corresponde a cerca de 19.927 pessoas.
- Segundo o levantamento, pouco mais de 60% dos eleitores da cidade têm mais de 40 anos.
- As mulheres também são maioria, sendo 53% do número total.
- De acordo com o TSE, pouco mais de 70% dos 1.060 mesários que trabalharão nos locais de votação são voluntários.
- O levantamento do TSE indica que o local que receberá mais eleitores na cidade é a Escola Estadual Professor Stélio Machado Loureiro, com 5,7 mil pessoas aptas a votar.
- Os dados mostram que a maioria do eleitorado de Birigui tem o Ensino Médio completo, sendo quase 30% do número total.
- Curiosidade: quase metade dos eleitores de Birigui são casados, o que totaliza pouco mais de 40 mil pessoas.
Catanduva
- Catanduva possui 32 locais de votação, com 88.190 eleitores aptos a ir às urnas.
- No primeiro turno, a cidade teve 21,16% de abstenções, o que corresponde a cerca de 18.661 pessoas.
- De acordo com o levantamento do TSE, 38% do eleitorado catanduvense têm menos de 40 anos.
- As mulheres também são maioria, sendo mais de 46 mil eleitoras aptas a votar, de acordo com os dados obtidos com o TSE.
- O levantamento aponta que dos mais de 1 mil mesários, 80% se inscreveram como voluntários.
- Pouco mais de 5,5 mil eleitores devem ir às urnas na Escola Estadual Barão do Rio Branco. A unidade escolar é o maior local de votação da cidade.
- Os dados do TSE indicaram que mais de 54% do eleitorado têm o Ensino Superior ou o Ensino Médio completo.
- Curiosidade: o número de jovens, de 16 e 17 anos, aptos a votar na cidade saltou de 118 em 2020 para 628 neste ano. Um aumento de mais de 400%.
Votuporanga
- Votuporanga é o quinto maior colégio eleitoral da região, com 72.777 eleitores aptos a votar em 30 locais espalhados pela cidade.
- No primeiro turno, a cidade teve 23,66% de abstenções, o que corresponde a cerca de 17.219 pessoas.
- O eleitorado, formado em sua maioria por mulheres, teve um aumento de 1,2 mil pessoas em relação à última eleição, realizada em 2020, segundo o TSE.
- O levantamento apontou que 52% dos 940 mesários foram convocados para trabalharem nas eleições.
- O local de votação com maior número de eleitores na cidade é a Escola Estadual Professor Uzenir Coelho Zeitune, com 4,6 mil pessoas aptas a votar.
- Ainda de acordo com o TSE, a cidade conta com mais de 50% dos eleitores com o Ensino Médio ou superior completo, porém 17% não completaram o fundamental.
- Pessoas de 40 a 44 anos são a maioria dos eleitores, sendo mais de 7,2 mil aptos a votar.
- Curiosidade: mais de 5 mil eleitores são divorciados em Votuporanga, o que se refere a 7% do número total do eleitorado.
- e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- Identidade social;
- Carteira de identidade;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira de trabalho;
- Certificado de reservista;
- Carteira nacional de habilitação.Governador
- Presidente da RepúblicaPara votar nas Eleições 2022 basta ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação.
O período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília.
São dois cargos abertos para a escolha da população. Veja o passo a passo para registrar seu voto:
1- Opções na urna
As opções de cargos serão mostradas nesta ordem para escolha do eleitor:
2- Preenchimento do número
Para governador e presidente são apenas dois números. O eleitor deve digitar e conferir o nome e a fotografia do candidato. Caso opte por não votar em ninguém, basta apertar a tecla “branco”. A opção vale para captar dados estatísticos e não serve para definir o quociente eleitoral (conta que determina a quantidade de votos para a eleição de deputados).
A diferença do branco para o voto nulo é a maneira de computar. Para votar nulo, é preciso errar o número na urna, inserindo uma combinação de algarismos que não corresponde a nenhum candidato. Em ambos os casos, os votos são considerados inválidos.
3- Confirma
É preciso aguardar um segundo antes de confirmar o voto, para verificar os dados que aparecerão na tela. Depois, basta apertar “confirma”.
Veja o que você pode e o que não pode levar na hora de votar
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso não tenha o título – ou o este não esteja em dia – é possível votar com um documento que tenha foto.
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos:
- Presidente da RepúblicaPara votar nas Eleições 2022 basta ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação.
O TSE recomenda verificar se a situação do título está regularizada. Para isso, basta digitar o número do documento e a data de nascimento do portador no sistema de verificação do tribunal.
Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não permite a entrada de nada que possa representar um risco ao sigilo do ato de votar – por isso, o eleitor pode entrar na cabine levando no máximo um papel com nome e número dos candidatos que escolheu.
O que você não pode levar
Direto ao ponto: não, você não pode levar o celular para a cabine de votação.
Após fazer a identificação junto ao mesário da sua seção, o eleitor deverá deixar o telefone na mesa. Importante: filmar a urna é considerado crime eleitoral.
Caso se recuse a entregar o celular, o eleitor ficará impedido de votar. Além disso, a presidência da mesa poderá solicitar força policial para lidar com a situação.
G1