Evento foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio das Secretarias da Cultura e Turismo, e da Educação.
As apresentações foram iniciadas por 35 alunos do CEM “Prof. Benedito Israel Duarte”, que apresentaram a música da cantora Shakira, “Waka Waka”. Na sequência, foi a vez de 15 estudantes do CEM “Prof. Clary Brandão Bertoncini” mostrando o espetáculo “O Rei do Show”. Os 20 alunos do CEM “Prof. Faustino Pedroso” exibiram um pot-pourri de músicas instrumentais.
O CEM “Prof. Irma Pansani Marin” também mostrou um belo show com capoeira, canto e dança da música: “Siyahamba”; 26 estudantes participaram deste número.
Um espetáculo de coral e dança foi apresentado por cerca de 35 crianças e adultos, que representaram o CEM “Prof. Maria Martins e Lourenço”.
Com o maior número de integrantes, 40 crianças do CEM “Deputado Narciso Pieroni” mostraram ao público um repertório de dança com músicas variadas. O CEM “Prof. Neyde Tonanni Marão”, com seus 35 alunos, encenaram a música “Aleluia”. E, para finalizar a noite do Projeto, as apresentações ficaram por conta de 18 estudantes do CEM “Prof. Valdir Gonçalves de Lima”, com músicas clássicas do Rock.
A extensa programação das Festividades na Concha vai até 22 de dezembro na Concha Acústica, e será finalizada com o show do cantor Toquinho e Banda – com participação especial da cantora Camilla Faustino, às 20h30. Todos os eventos da programação são gratuitos e abertos ao público.
Tempo Integral
O projeto Tempo Integral busca ampliar as possibilidades de desenvolvimento integral dos alunos, por meio de jornada escolar ampliada e atendimento complementar no período contrário às aulas regulares a fim de proporcionar as aprendizagens educacionais e culturais, com a finalidade de contribuir para a melhoria do desempenho em educacional das crianças e dos adolescentes.
Atualmente o projeto é desenvolvido em todas as 12 escolas municipais de Ensino Fundamental e tem 1306 alunos regularmente matriculados.
O projeto têm atendimento diário de 4 horas, somando com o horário de atendimento do ensino regular, desta forma, os alunos matriculados no Tempo Integral permanecem no ambiente escolar por 9 horas e 30 minutos por dia.
Os alunos atendidos no período da manhã entram às 8h e frequentam à tarde as salas de aula regular, a partir das 12h30, deixando o ambiente escolar às 17h30. Já os estudantes que frequentam as aulas regulares pela manhã, participam do Projeto no período tarde, com atividades entre 12h30 e 16h30. O que corresponde a 20 horas semanais de funcionamento do Projeto de Tempo Integral.
O secretário da Educação do Município, Marcelo Batista, explica que o Projeto oferece atividades diferenciadas aos alunos que frequentam a escola no período contrário às aulas regulares, desenvolvendo habilidades e competências para a formação do aluno como cidadão. “Além de ampliar a grade curricular da Unidade de forma complementar, fomentando a apreciação e o aprendizado do trabalho artístico, das práticas esportivas, brincadeiras livres e dirigidas, bem como a retomada de conteúdos importantes na grade curricular regular”.
Para as atividades do Tempo Integral, o município conta atualmente com 30 Técnicos em Educação, contratados por meio de concurso público, além de professores de Educação Física distribuídos nas seguintes modalidades: Artesanato, Informática, Expressão Corporal (judô, capoeira, teatro e dança), Artes Musicais e Práticas Esportivas.