Segundo a Polícia Militar de Birigui (SP), termômetros marcavam 12ºC na madrugada de segunda-feira (14), quando criança foi localizada. Menino foi levado ao abrigo e, na sequência, entregue aos avós maternos. Mãe foi à delegacia e prestou depoimento.
A mãe do menino de 4 anos que foi encontrado sozinho durante a madrugada fria em uma rua de Birigui (SP) contou à polícia que a criança sumiu enquanto ela comprava lanche. O caso é investigado como abandono de incapaz.
Segundo a Polícia Militar, o menino foi encontrado abandonado na Rua Fabiano Fani de Nicola, na madrugada de segunda-feira (14). A criança estava descalça e vestia bermuda e camiseta enquanto os termômetros da cidade marcavam 12ºC.
A mãe foi até a delegacia da cidade na tarde de terça-feira (15) e prestou depoimento sobre o caso, que será comunicado à Justiça com o relatório do inquérito. A criança foi entregue aos avós maternos.
O menino de 4 anos foi achado por uma mulher que saía para trabalhar. A mulher acionou a Polícia Militar e a criança foi resgatada.
De acordo com as informações da Polícia Civil, durante o depoimento, a mãe afirmou que é usuária de drogas.
A mulher relatou à polícia que passou o domingo com os filhos, mas usando drogas e bebendo na casa de amigos. À noite, a mulher saiu de carro com um amigo e as crianças para comprar lanche. Enquanto aguardava, na lanchonete, o menino desceu do veículo e desapareceu.
Ainda segundo a polícia, a mãe afirmou que procurou pelo garoto de carro, mas não o encontrou. Em seguida, ligou para a delegacia e foi informada que a criança foi resgatada por policiais, mas ela não se apresentou no local durante a ocorrência.
Tremedeira e boca roxa
Durante o resgate, o menino estava tremendo de frio e com a boca roxa, o que sensibilizou o sargento da Polícia Militar André Souza, que o acolheu dentro da viatura e foi atrás de roupas o mais rápido possível.
“Ele estava com muito frio. Arrumamos algumas roupas. Uma vizinha deu uma touca, uma calça e uma blusa de moletom, mas, mesmo assim, o menino estava tremendo e com a boca roxa. Peguei a criança no colo, abracei, e liguei o ar quente da viatura. Ele foi melhorando. A boca foi voltando ao normal”, disse.
Depois de conversar com a criança e protegê-la da baixa temperatura, os policiais começaram a levantar informações para tentar localizar os pais.
“Tinham várias pessoas tentando ajudar a achar os pais. Todos estavam com cobertas no meio da rua, porque estava muito frio. Demos uma volta para encontrar a casa do menino, mas ele não apontava nenhuma e parecia que estava bem conosco”, disse o policial.
De acordo com o policial, o menino informou que estava em um carro e que, ao acordar, não viu sua mãe.
“A criança disse que estava dormindo em um carro e realmente o encontramos na rua. O carro estava aberto. Suspeitamos que a mãe tenha deixado o filho dentro do carro. O menino, então, acordou e procurou pela mãe, mas não conseguiu encontrá-la.”
O Conselho Tutelar de Birigui foi acionado e levou o menino para a Casa Abrigo. O menino foi entregue aos cuidados dos avós, que também cuidam da irmã do garoto.
G1