Macaco é encontrado morto em Votuporanga e Secretaria aciona protocolo contra febre amarela

Um macaco foi encontrado morto e com evidentes sinais de atropelamento ontem em Votuporanga, na avenida dos Bancários, esquina com a rua Emílio Nogueira, nas proximidades da Reserva Vale do Sol.
Mesmo com a suspeita de que o animal tenha sido atingido por um veículo, a Secretaria Municipal da Saúde acionou o protocolo de prevenção contra febre amarela.
De acordo com a pasta, conforme protocolo estabelecido pelos órgãos reguladores de saúde, ele foi submetido a necropsia e foram coletadas amostras enviadas ao laboratório referência para avaliação microscópica e viral.
Agora, a Secretaria guarda resultados dos exames.
“Até o momento, não houve qualquer registro de macaco infectado com febre amarela ou raiva em Votuporanga”, destacou a pasta.
Agentes de saúde percorreram imóveis em um raio de 300 metros onde foi encontrado o animal morto para bloqueio vacinal, verificando quem está vacinado contra a doença.
Pessoas que não receberam o imunizante ou estão com o calendário desatualizado, são orientadas a se vacinarem.
Outra ação realizada em situações desse tipo é o bloqueio ambiental, com eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que na região urbana é o responsável pela transmissão da febre amarela, e não o macaco.
“A Vigilância Ambiental reforça a importância de manter os quintais, terrenos e interior das residências livres de recipientes que acumulam água”.
A Secretaria destaca que também que caso algum morador encontre macaco aparentemente adoentado, morto ou já em estado de decomposição, não manter contato com o animale ligar imediatamente para a Vigilância Ambiental nos – 3181.
telefones 0800-770-9786, (17) 3406-3175 ou (17) 3406-3181.
Daniel Marques:

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password