O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Alessandro Moretti como novo diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (3).
Alessandro Moretti é filho do secretário de Governo de Rio Preto, Jair Moretti, e nasceu em Votuporanga, mas cresceu em Rio Preto. Formado em Direito, passou no concurso para delegado federal em 1998 e iniciou a carreira na Delegacia de Opressão a Crimes Fazendários, em São Paulo.
Na gestão de Jair Bolsonaro, Moretti ocupava o cargo de diretor de Inteligência da Polícia Federal e foi exonerado em 1º de janeiro. Aos 51 anos, o delegado já comandou corporações em Araraquara, Belo Horizonte e Brasília.
Moretti será o número dois da Abin e, no governo anterior, foi braço direito e homem de confiança do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Também chegou a ser nomeado como secretário adjunto de Torres na Secretaria de Segurança Pública no DF no governo de Ibaneis Rocha.
Entre as mudanças feitas pelo presidente, também está a nomeação do ex-diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, para o cargo de diretor-geral da Abin. Lula também exonerou o então diretor-adjunto da agência, Saulo Moura da Cunha.
Gazeta de Rio Preto