Nesse início de junho o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto (SP) sofre com lotação nos leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição precisou abrir dez novos leitos para atender a demanda de pacientes.
Situação que já tem acontecido há alguns dias. Tem tornado muito de preocupação para diversos profissionais de saúde.
Em entrevista à TV TEM o diretor administrativo do HCM, Antônio Soares Souza explicou que por conta da época de estiagem aumentam as doenças respiratórias e isso acaba sobrecarregando a demanda do hospital. “Nós criamos leitos temporários que já foram ocupados, ampliamos na questão de contratação de novos profissionais da saúde na enfermaria e também na UTI” explica o diretor.
O diretor também revelou que quando os leitos passam do 100% de ocupação o trabalho fica mais difícil e que o atendimento se torna uma somatória de ajuda de todos os hospitais da região. “Não adianta só o HCM abrir novos leitos. Outros hospitais da cidade e região também precisam ter esse mesmo tipo de iniciativa”, finaliza Antonio. No total são 45 leitos na enfermaria e 22 na UTI do HCM. G1