sex, 18 de abril de 2025

Lideranças religiosas participam de audiência pública sobre projeto “pró-vida” na Câmara de Votuporanga

A Câmara Municipal de Votuporanga realizou na tarde desta quarta-feira, dia 8, uma importante audiência pública para debater sobre o projeto de lei que cria o Dia do Nascituro – caso aprovado será comemorado anualmente no dia 8 de outubro.
A iniciativa do debate partiu do vereador Cabo Renato Abdala – autor do projeto de lei e contou com as presenças de diversas lideranças religiosas do município, assistentes sociais e comunidade em geral.
Entre os presentes, destaca-se pastores evangélicos e representantes da igreja católica de Votuporanga.
O encontro serviu para discutir itens do projeto que agora segue para tramitação nas comissões permanentes do Legislativo votuporanguense.
A proposta de inclusão do Dia do Nascituro no calendário oficial do município conta com o apoio de diversas instituições religiosas, incluindo as Igrejas católica e evangélicas, bem como outros setores da comunidade votuporanguense.
De acordo com o autor do projeto a audiência pública serviu para promover um amplo debate aberto e conscientizar a população sobre a importância de proteger a vida desde o momento da concepção.
O dia do nascituro tem como propósito chamar a atenção para o direito à vida dos bebês antes mesmo do nascimento.
Conforme o projeto, fica incluído, no Calendário Oficial do Município de Votuporanga o “Dia do Nascituro”, a ser comemorado anualmente no dia 8 de outubro.
Neste dia, poderão ser desenvolvidas atividades educativas, promoções de palestras, iniciativas, ações, eventos, campanhas e afins.
JUSTIFICATIVA:
O termo nascituro tem origem do Latim “nascituru” – aquele que há de nascer.
A data visa celebrar o direito à vida plena em todas as suas fases, um direito fundamental consagrado em diversos diplomas legais, nacionais e internacionais.
A escolha da data de 08 de outubro se justifica pela proximidade com o Dia Mundial da Vida, celebrado em 05 de outubro. Ainda, o dia do nascituro já é celebrado no país, principalmente por instituições religiosas.
Desde 2005, por exemplo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por determinação de sua 43ª Assembleia Geral, instituiu em todo o Brasil, de 1 a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida e no dia 8 de outubro o Dia do Nascituro.
A importância da aprovação da data demonstra-se ao constatar sua incorporação ao calendário oficial de inúmeros municípios e Estados que, na ausência de uma normativa federal, vêm aprovando leis em seus âmbitos locais.
Entre as lideranças presentes, estiveram o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Votuporanga – COPAEV, pastor Adhemar Siqueira, o representante da Pastoral Familiar da Diocese, José Carlos Quatrini, entre outros.
Os vereadores Cabo Renato, Jurandir Silva, Carlim Despachante, Nilton Santiago, Sueli Friósi, professor Djalma Nogueira, Valdecir Lio, Chandelly Protetor.

Compartilhe!