Um dos voos cancelados sairia de Rio Preto rumo ao aeroporto de Guarulhos; o outro faria o caminho inverso.
A chegada da nova variante do coronavírus, a Ômicron, e os surtos de Influenza H3N2 provocaram o cancelamento de 111 voos da Latam em todo o País, inclusive dois deles em Rio Preto, que sairiam na quarta-feira, 12. O Procon-SP cobra explicações sobre a suspensão das viagens, que pode prejudicar os passageiros.
O Diário já havia constatado o cancelamento de cinco voos companhia aérea Azul no Aeroporto de Rio Preto na semana passada. A Latam divulgou os dois cancelamento de voos, de ida e volta na linha Rio Preto-Guarulhos, nesta segunda-feira, 10. Os passageiros devem se dirigir até a empresa de aviação para fazer novo agendamento. Os voos cancelados são o LA3208 (Guarulhos-São José do Rio Preto) e o LA4530 (São José do Rio Preto-Guarulhos).
O Procon-SP notificou as companhias aéreas Azul, Gol e Latam pedindo explicações sobre os cancelamentos de voos ocorridos nos últimos dias tendo em vista o aumento de casos de Covid e influenza nas tripulações. As empresas deverão informar até a próxima quarta-feira quantos voos foram cancelados, quantos passageiros foram afetados, a previsão para os próximos quinze dias e qual o plano de contingência para minimizar os danos sofridos pelos consumidores.
As aéreas também deverão explicar como, e com qual antecedência, os consumidores estão sendo informados, se estão recebendo assistência material e quantos passageiros optaram pelo reembolso ou pela reacomodação em outro voo. No caso de reembolso, o Procon-SP quer saber em que prazo será feito pelas empresas.