Ladrões atormentam empresas em distritos industriais de Votuporanga ; CONSEG, Câmara, Prefeitura e PM contra-atacam

Com furtos constantes, o medo de ser a próxima vítima paira no ar. Empresa de segurança privada foi contratada e Poder Público realiza contra-ataque

Uma série de furtos em empresas instaladas nos distritos industriais de Votuporanga/SP tem causado revolta e medo em empresários. O assunto veio a público por meio do vereador Daniel David (MDB) que durante sessão da Câmara Municipal expôs o drama vivido nas regiões mais afastadas do centro, inclusive, sendo vítimas de crimes durante o dia.  

O tema foi pautado em uma reunião recente na Câmara, onde estiveram vereadores, representantes das policiais Civil e Militar, CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), empresários e integrantes da secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Segurança.  

Encontro definiu os próximos passos do contra-ataque dos aliados contra os ladrões, como o aumento no patrulhamento da Polícia Militar pelas áreas e de ações de fiscalização da Polícia Civil, inclusive, em estabelecimentos que compram materiais de origem duvidosa. Por sua vez, a secretária de Trânsito, Transportes e Segurança apresentou o projeto denominado ‘cinturão eletrônico’ que deve entrar em operação no próximo mês de fevereiro, dispondo de 68 câmeras de vigilância em diversos pontos estratégicos de Votuporanga, incluindo, os distritos industriais. Enquanto todos os métodos do plano não são aplicados, os empresários investiram na contratação de uma empresa de segurança privada.  

Ao Diário de Votuporanga, Emerson Bortolaia, presidente do CONSEG, contou que o encontro encabeçado pela Câmara foi exitoso: “Essa reunião foi extremamente proveitosa e trouxe possibilidades de auxiliar no aumento da segurança nesses locais afetados, logicamente, contribuindo para a diminuição ou até extinção dessas ações criminosas. Creio que agindo em conjunto, em breve, esse problema estará superado.”  

Já o secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Marcos Moreno, explicou ao Diário que, o projeto de aquisição do ‘cinturão eletrônico’ está em andamento: “É um projeto de segurança que irá sair do papel em breve, o prefeito Jorge Seba é sensível a esta causa e ordenou o andamento do processo. Será realmente uma revolução na segurança e tornará Votuporanga referência, exatamente porque teremos 68 câmeras em 42 pontos estratégicos; importante salientar que, com o que há de mais moderno, inclusive, câmeras com o sistema Detecta [sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo] que vai identificar veículos roubados, mandados de prisões de procurados pela Justiça, enfim, tecnologia para auxiliar no combate à criminalidade e no aumento da segurança da população.”  

O secretário ainda explicou que está programado um aumento no efetivo do programa Atividade Delegada, em parceria da Prefeitura e Estado, no qual utiliza policiais em seus dias de folga. O número deve subir de 8 para 10, já a partir do início do ano.  

Furtos continuam  

No início da semana, uma indústria metalúrgica localizada no 6º Distrito Industrial foi furtada. Ladrões furtaram seis telhas de zinco medindo 8m cada; porém, o material acabou encontrado e devolvido pela equipe de segurança.   

Ao Diário, o empresário Valdecir Cerezo, afirmou: “É complicada essa situação. Esses dias tivemos uma reunião na Câmara, espero um reforço na segurança, e que, essas câmeras que vão instalar nos ajude.”  

FOTO:  Câmera de monitoramento privado instalada no 6º Distrito Industrial de Votuporanga

Jorge Honório – Diário de Votuporanga

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password