Vídeo que mostra suposta aplicação do imunizante contra a Covid-19 em Votuporanga (SP) foi publicado nas redes sociais e viralizou.
A Justiça aceitou a denúncia por improbidade administrativa feita pelo Ministério Público contra a técnica de enfermagem que foi flagrada aplicando “vacina de vento” em um idoso durante a vacinação contra Covid-19 em Votuporanga (SP).
O caso foi registrado no dia 3 de março de 2021, no Consultório Municipal Jerônimo Figueira da Costa Neto, onde a profissional exercia as funções pela Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga.
Um vídeo feito pela família do idoso mostra o momento em que a mulher fingiu aplicar o imunizante. A técnica de enfermagem foi demitida no mesmo em dia em que o caso veio à tona.
Além de acatar a denúncia, o juiz Reinaldo Moura de Souza negou o pedido de segredo de Justiça no processo, visto que “o vídeo é de conhecimento público e foi amplamente divulgado pela mídia”.
O advogado de defesa da técnica de enfermagem afirmou que o vídeo usado como prova no processo era uma “gravação clandestina” e que não há prova que indique dolo e intenção, como alegado pelo Ministério Público.
Para o juiz, o “eventual dolo será objeto de prova em instrução” e o vídeo foi feito “com o conhecimento da autora e serviu como início de prova”.
Na época, a Secretaria de Saúde de Votuporanga informou que o caso foi isolado e que reforçou as orientações à equipe, determinando que o profissional de saúde deve mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento.
Disse também que, no mesmo dia, uma equipe de saúde aplicou a dose no idoso e um boletim de ocorrência foi registrado. Em seguida, a técnica de enfermagem foi demitida e o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal.
G1