O caso ocorreu em janeiro de 2023 durante uma conversa de Ana Carolina Lima Amador (MDB) com uma funcionária do Legislativo, em Jales
O Tribunal de Justiça (TJ) inocentou a vereadora de Jales (SP), Ana Carolina Lima Amador (MDB) que era acusada de injuria racial. Ela teria chamado um vereador de ‘gorila’. A decisão saiu no sábado (22).
Após a justiça analisar que não havia provas concretas de que a vereadora teria dito exatamente aquelas palavras contra o vereador, Ana Carolina foi absolvida. Não cabe recurso.
O vereador apontado como vítima da situação é Vanderlei Vieira dos Santos (União Brasil). A vereadora em questão foi denunciada pelo Ministério Público (MP). A ofensa teria acontecido após uma sessão para formação da mesa diretora da Câmara Municipal da cidade.
Acusação
Segundo a denúncia, o caso ocorreu em janeiro de 2023, durante uma conversa de Ana Carolina com uma funcionária do Legislativo. Na ocasião, ela teria chamado o vereador Vanderlei Vieira dos Santos (União Brasil) de “gorila”. Não há gravações da conversa, mas a denúncia do MP contra a vereadora ocorreu após relatos de testemunhas. Além do processo penal, o promotor havia solicitado indenização de R$ 15 mil por danos morais.
A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra a vereadora de Jales em maio de 2023 e deu início a investigação contra a Ana Carolina. Ao longo das investigações o MP retirou a denuncia, mas o caso continuou tramitando na Justiça. G1