A talentosa judoca de Votuporanga, Nauana Silva, alcançou mais um feito impressionante em sua promissora carreira. Com apenas 20 anos, a atleta do prestigiado Clube Pinheiros sagrou-se campeã da Seletiva Nacional, garantindo assim a sua primeira participação numa etapa do prestigiado Circuito Mundial. Além disso, esse triunfo representa um passo significativo em direção aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Realizado no último mês, no Ginásio Henrique Villaboim, localizado no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo, o torneio reuniu judocas brasileiros para a quarta e última etapa da Seletiva Nacional, que marcou o encerramento do processo de formação da seleção brasileira de judô para o ciclo de Paris 2024.
Nauana, assim como os outros campeões de suas respectivas categorias, será beneficiado com o investimento da Confederação Brasileira de Judô, permitindo sua participação em uma etapa do Circuito Mundial nos próximos meses. As convocações serão feitas de forma individualizada, levando em consideração a avaliação da comissão técnica, que acompanhou de perto toda a competição em São Paulo.
O judoca votuporanguense triunfou na categoria meio-médio (63kg) da Seletiva, e agora terá a oportunidade de competir pela primeira vez no circuito sênior. Na final, ela derrotou sua adversária Maria Eduarda Diniz, do Flamengo, com um ippon decisivo. Nauana expressou sua felicidade com essa conquista ao declarar: “É uma sensação maravilhosa. Eu me preparei intensamente para esta seletiva, já estava determinada a ser campeã mesmo antes de entrar no tatame. Acredito que consegui colocar em prática tudo o que vim treinando e deu certo”.
A atleta votuporanguense admitiu que estava um pouco nervosa, mas sentiu-se mais confortável por estar competindo em casa. “Coloquei uma pressão sobre mim mesma, de lutar e vencer em casa, e isso me motivou”, revelou.
Nauana iniciou sua jornada nos tatames no CSU de Votuporanga, através de um projeto social, antes de dar continuidade aos treinos na academia Dojo Judô, em Votuporanga, sob a orientação dos senseis Leonardo Eduardo e Marcelo Sanches. Atualmente, ela reside em São Paulo e é atleta do Esporte Clube Pinheiros. A judoca de Votuporanga tem se destacado tanto em competições nacionais quanto internacionais. Recentemente, conquistou uma medalha de bronze na Copa Europeia de Judô em Paris. Por Rony Paz/votumais