Gustavo Silva Souza, de 20 anos, sobrevivente de um acidente de carro em Colmeias, Portugal, retornou para Santa Fé do Sul (SP) no domingo (23), após receber alta hospitalar. No acidente, ocorrido em 28 de dezembro do ano passado, seu tio, Éder Flávio Silva Souza, faleceu.
Éder, que dirigia o veículo, perdeu o controle em uma curva da Estrada da Bouça e colidiu com uma casa. Ele faleceu no local. Gustavo, que estava no carro, sofreu ferimentos graves e foi internado em um hospital em Coimbra.
Gustavo fraturou a tíbia, o nariz e a canela, além de sofrer perfurações no intestino e um ferimento grave no olho. Após diversas cirurgias, ele se recuperou sem sequelas e recebeu alta hospitalar em 27 de janeiro.
Éder e Gustavo haviam se mudado para Portugal em fevereiro de 2023 em busca de novas oportunidades de trabalho. Com a notícia do acidente, a família iniciou uma arrecadação online para custear o translado do corpo de Éder e o tratamento médico de Gustavo.
A família conseguiu arrecadar R$ 27,1 mil, que foram usados para pagar parte do translado do corpo de Éder e a passagem de volta de Gustavo para o Brasil. Éder foi sepultado em Santa Fé do Sul em 11 de janeiro.
Gustavo, que trabalhava como operador de máquinas em Portugal, afirma que pretende retomar sua rotina no Brasil e seguir com seus sonhos. Ele expressou seu amor e gratidão ao tio, que considerava como um pai.