Mirassol e Ituano se enfrentariam pelo estadual nesta sexta, mas dois jogadores tiveram doença confirmada e outros quatro estão com suspeita de terem contraído a doença.
A partida entre Ituano e Mirassol, que seria disputada nesta sexta-feira (4), em Itu/SP, foi adiada para a próxima semana. O motivo do adiamento foi a baixa de seis jogadores do Mirassol por conta de sarampo. Dois jogadores tiveram a doença confirmada e outros quatro estão sob suspeita.
Segundo a assessoria do clube, Max Nascimento e João Arthur tiveram a doença confirmada na terça-feira e estão recebendo auxílio médico do clube. Os outros quatro foram afastados das atividades por precaução.
O presidente do Mirassol, Doutor Edson Ermenegildo, destaca que todos os jogadores já foram vacinados e que alguns deles foram liberados para retornar para casa. Os treinos somente serão retomados depois de nova avaliação médica.
– Todos os jogadores estão tendo assistência e acompanhamento médico do clube. Com exames laboratoriais, clínicos e assistência hospitalar quando necessário. Todos já foram vacinados e aguardamos a evolução clínica. Alguns foram liberados para retorno ao lar, com reapresentação marcada para segunda-feira com nova avaliação médica e eventual retomada dos treinos.
O presidente lamentou a situação, e acredita que o quadro pode ser considerado epidêmico na região de Mirassol.
– A direção lamenta a situação, mas sabe que não poderia ter feito para evitar. Salientamos que o quadro pode ser considerado epidêmico, atingindo moradores de Mirassol e cidades circunvizinhas – comenta.
Até o dia 23 de setembro, segundo a Prefeitura de Mirassol, três casos da doença foram confirmados na cidade. A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo confirma apenas dois e outros três suspeitos. Ou seja, dentro do clube os casos da doença são iguais ou maiores do que os de toda a cidade.
O Campeonato Paulista Sub-20 está na terceira fase. Mirassol e Ituano estão no Grupo 13, ao lado de Santos e Juventus. O Ituano é o vice-colocado com sete pontos, uma posição acima do Mirassol, terceiro colocado com três pontos.
Campanha nacional contra o Sarampo
O Brasil registra 4.476 casos confirmados de sarampo até 18 de setembro de 2019, segundo o boletim epidemiológico publicado na última semana pelo Ministério da Saúde. O órgão deve intensificar suas ações de vacinação no mês de outubro, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo é interromper a circulação do vírus no país.
Datas da campanha de vacinação
- Primeira etapa: entre 7 e 25 de outubro, com foco nas crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. O chamado “Dia D” será em 19 de outubro.
- Segunda etapa: entre 18 e 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. O “Dia D” será em 30 de novembro.
FONTE: Informações | Globo Esporte.Com