qui, 16 de janeiro de 2025

João Dado assina convênio com Conselho Estadual do Idoso

49056227357_856604491c_o

O projeto “Mapeando Vidas”, de Votuporanga, será financiado pelo Fundo Estadual do Idoso.

Votuporanga está entre os 15 projetos de Prefeituras contemplados com o Convênio do Conselho Estadual do Idoso, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O Prefeito João Dado esteve em São Paulo, na última quarta-feira (6/11) para assinar o documento. O vereador Dr. Ali Hassan Wansa acompanhou o Chefe do Executivo. Estavam presentes também o Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Paulo Mathias de Tarso, e o Vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Tomas Freund.

Este é o primeiro edital de Chamamento Público do Estado de São Paulo para financiar projetos voltados à pessoa idosa. O projeto “Mapeando Vidas”, de Votuporanga, será financiado pelo Fundo Estadual do Idoso, receberá R$ 111.280,85 e atenderá aproximadamente 2.100 idosos entre Votuporanga, Álvares Florence, Cosmorama, Parisi e Valentim Gentil. O objetivo é mapear as situações de riscos e vulnerabilidades sociais das pessoas idosas do Município e região para aprimorar os serviços públicos socioassistenciais.

O Prefeito João Dado afirmou que é uma grande conquista para a Comarca de Votuporanga. “Com a assinatura desse convênio nós garantimos os direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso. Vamos contribuir para o processo de envelhecimento com mais qualidade de vida do nosso Município e também de cidades vizinhas. É o nosso Governo trabalhando e cuidando de gente”.

O projeto aprovado será executado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e uma instituição de ensino superior, que será licitada para a execução do serviço.  Os pesquisadores da instituição de ensino superior parceira levantarão junto aos idosos às situações de riscos e vulnerabilidades sociais que estão sujeitos e às ações necessárias para o enfrentamento destas situações.

Convênio

Neste Convênio, foram contemplados projetos que viabilizam em seus municípios a formação e capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais, a inclusão digital das pessoas idosas, a inserção, permanência ou reinserção da população idosa no mercado de trabalho, o mapeamento para o enfrentamento e a erradicação de todas formas de violência praticadas contra o idoso. O edital também dá oportunidade para a criação de diagnósticos regionais da população idosa. No total, foram classificados 46 projetos, sendo 31 de Organizações da Sociedade Civil e 15 projetos de Prefeituras.