sex, 04 de abril de 2025

Jararaca que picou e matou idoso é uma das cobras mais agressivas e altamente venenosa

José Antônio Pestana foi picado no pé e encontrado morto pelo sobrinho no dia 14 de fevereiro, em Rio Preto (SP). Cobra foi localizada no quintal e morta.

jararaca que picou e matou um idoso de 71 anos, em São José do Rio Preto (SP), é uma das cobras mais agressivas e altamente venenosa, segundo um biólogo entrevistado pelo g1. O incidente ocorreu no dia 14 de fevereiro.

O corpo de José Antônio Pestana foi encontrado pelo sobrinho dele, no quintal da casa, localizada no bairro de chácaras São Miguel Arcanjo. O sobrinho acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os médicos, então, observaram um ferimento no pé, que sugeria a picada da cobra. No quintal da residência, a serpente foi localizada e morta.

Ao g1, o doutor em zoologia Thiago Maia Davanso, explicou que a cobra em questão é a Bothrops moojeniuma das 32 espécies que existem no Brasil. A serpente é peçonhenta e a toxina é forte, capaz de degradar a pele e atingir o sistema nervoso.

Segundo um levantamento do Instituto Butantan, publicado em 2022, o Brasil tem em torno de 30 mil acidentes por ano que são provocados por picadas de serpentes, sendo que as picadas de jararaca representam quase 70% dos ataques.

Conforme o biólogo, é comum que as jararacas entrem na área urbana em busca de alimento, uma vez que o ambiente natural das matas está em constante degradação. Mesmo assim, os ataques a humanos são raros.

“Geralmente, por não vê-la, a vítima acaba pisando próximo a uma serpente e, no instinto de defesa, ela acaba dando o bote. Ela se alimenta principalmente de pequenos roedores, anfíbios, lagartos e até de outras serpentes”, comenta Thiago.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento.

Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda.

Compartilhe!