Verificações são voltadas aos profissionais que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo; agendamentos devem ser feitos pelo site www.ipem.sp.gov.br
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, informa aos taxistas que haverá verificação dos taxímetros na cidade.
A ação de verificação será realizada pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e está programada para o período de 7 a 10 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, na Avenida Emílio Arroyo Hernandes, altura do nº 3.000, no bairro Pozzobon.
O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).
O serviço será realizado pela equipe da regional de São José do Rio Preto.
Agendamento pelo site
Os profissionais já podem consultar as datas das verificações e fazer os agendamentos através do site www.ipem.sp.gov.br
Todos os serviços referentes a taxímetro na Capital e nas regionais do instituto no estado de São Paulo devem ser agendados no site, tanto para verificação como para outros serviços, como troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.
O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.
Após o agendamento no site, é necessário emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.
Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: Alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura dentro do prazo de validade; Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); Certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2024; GRU quitada.
Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas permissionárias pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
Taxímetro
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.
O valor da bandeira é estabelecido pela Prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.