O Hospital de Base registrou uma queda grande de internações de pacientes com Covid-19 no mês de março. Ao todo foram 76 internações no período, 78% a menos do que em fevereiro, quando foram contabilizadas 346 hospitalizações. Se comparado com o mês de março do ano passado, a queda é ainda maior, chegando a 88,3%, já que nesse período houve um pico de 653 internações.
“O carnaval praticamente não teve nenhum impacto e as internações despencaram. Esperamos até o meio do mês fazer novos remanejamentos para atender as demandas não Covid que ficaram represadas nesse período, principalmente relacionados ao câncer e cirurgias cardíacas”, afirmou o diretor executivo da Funfarme, que administra o HB, Jorge Fares.
Segundo o diretor, a positividade nos testes de Covid-19 também vem apresentando uma queda, sendo que a cada 100 testes realizados, dois tem resultado positivo. “Além da diminuição da contaminação, quem testa positivo normalmente é assintomático. Hoje as internações por Covid-19 ocorrem em pacientes idosos, com comorbidades ou não vacinados”, explicou Fares.
Nesta sexta-feira, o HB conta com 20 pacientes na enfermaria (25% de ocupação) e sete na UTI (9,8% de ocupação). No Hospital da Criança e Maternidade são quatros internações na enfermaria (40% de ocupação) e dois na UTI (20% de ocupação).
Visitas
O Hospital de Base informou que a partir de terça-feira (5) as visitas diárias de familiares de pacientes internados nas enfermarias SUS e de Saúde Suplementar (convênios particulares) serão retomadas. Os horários para visitas com no máximo duas pessoas, sem revezamento, serão das 9h30 às 10h30 e das 19h às 20h.
Será obrigatório a apresentação de documento com foto e do comprovante de vacinação contra Covid-19, com ciclo vacinal completo, incluído a dose de reforço.
DHoje Interior