Unidade, que funciona no Centro do Empreendedor, facilita a vida de quem precisa dar entrada em benefícios previdenciários, mas o atendimento precisa ser presencial.
Ela conta que o grande avanço deste modelo de atendimento do INSS Digital, “é a digitalização dos documentos apresentados pelo segurado, ou seja, nenhum documento fica mais retido pois, uma vez escaneada, a documentação exigida para a concessão do benefício é imediatamente devolvida ao usuário”. Porém, a servidora esclarece que “o INSS Digital não pode prestar informações por telefone, nem agendar ou antecipar perícias médicas, bem como não preenche carnês de contribuição e nem pode fornecer informações sobre andamento, deferimento ou indeferimento de processos, já que é responsável apenas em dar entrada na solicitação dos benefícios”, ressalta.
É importante que o segurado apresente os documentos originais, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e carnês de contribuição, se houverem, assim como os documentos exigidos para a concessão de cada benefício. Kelvilin explica ainda que “vários tipos de procedimentos podem ser feitos diretamente pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, cujo cadastro é muito simples, e o sistema é auto-explicativo, bastando ao interessado ter em mãos seus documentos pessoais e a carteira de trabalho”, detalha.
Kelvilin esclarece ainda que desde o ano passado, “está funcionando o Serviço Social – Socialização de Informações pelo canal 135, que facilita a vida do cidadão que necessita de informações sobre os serviços do INSS”, assinala. É bom adiantar que o fone 135 funciona, de segunda-feira à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), podendo ser realizados os serviços de requerimento de aposentadoria por idade urbana, de aposentadoria por tempo de contribuição urbana e de salário-maternidade urbano; solicitação de extrato previdenciário (Cnis); simulação de tempo de contribuição; histórico de crédito de benefício; Carta de concessão; Agendamento e resultado de perícia médica; extrato de empréstimo consignado e de Imposto de Renda, entre outros.
Facilitar da vida do cidadão
Para Flávio Augusto Piacenti Junior, secretário do Desenvolvimento Econômico, “o INSS Digital de Votuporanga, um dos primeiros a serem implantados no país, é um grande facilitador da vida do cidadão, pois propicia a tramitação eletrônica de processos e a ampliação da recepção dos requerimentos, gerando mais economia e comodidade, já que os moradores não precisam mais ir até o centro da cidade, por exemplo, para apresentar a documentação exigida para benefícios como requerimento de aposentadoria”.