Segundo o Inmet, Votuporanga/SP e Jales/SP registraram a umidade mais baixa, chegando a 15%. Além do instituto, Defesa Civil também emitiu o mesmo alerta.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram um alerta sobre a forte uma onda de calor que atingiu a região noroeste paulista nesta terça-feira (10) e deve permanecer até quinta-feira (12).
Segundo o instituto, a temperatura deve ficar nos próximos dias 5 graus acima da média, o que representa risco de morte por hipertermia. Um alerta de umidade muito baixa, oscilando entre 12 e 20%, também foi emitido.
De acordo com o portal do clima da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Ilha Solteira/SP registrou a temperatura mais alta do ano. Os termômetros chegaram a 40,6 °C.
Ainda segundo o Inmet, Votuporanga/SP e Jales/SP registraram a umidade mais baixa, chegando a 15%.
A marcação coloca as cidades a níveis de estado de alerta, já que a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.
Classificação
- De 30% a 20% – estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.
- De 20 a 12% – estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
- Abaixo de 12% – estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10h às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações como cinemas.
Recomendações para dias secos
Para evitar diversos problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos, a OMS faz algumas recomendações.
- Evite praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evite aglomerações em ambientes fechados;
- Umidifique os ambientes com vaporizadores e toalhas molhadas;
- Use soro fisiológico para olhos e narinas;
- Consuma bastante água.
FONTE: Informações | G1