Acidente ocorreu na manhã deste sábado (23), por volta das 9h, na Praça das Jaboticabeiras, no bairro Jardim Universitário. Todos os ocupantes da aeronave, sendo três adultos, uma adolescente e uma criança, morreram.
A prefeitura de Indiaporã (SP) decretou luto na cidade pelas vítimas da queda do avião monomotor em Jaboticabal (SP). O acidente ocorreu na manhã deste sábado (23), por volta das 9h, na Praça das Jaboticabeiras, no bairro Jardim Universitário.
Segundo apurado pela reportagem, a administração decretou luto de três dias pela morte de Renata Garcia Nogueira, de 39 anos, Edson da Silva Teles, de 42, José Ricardo da Silva Teles, de 5 e Eduarda Garcia Silva, de 15 anos.
O piloto do avião, Delcides Menezes Tiago, de 65 anos, era empresário e morava em Monte Alto (SP). Os cinco estavam na aeronave, que tinha capacidade para piloto e mais três passageiros (entenda mais abaixo).
Eduarda Garcia, Edson Teles, Delcides Tiago e Renata Garcia são as vítimas da queda do monomotor em Jaboticabal (SP) — Foto: Reprodução/Facebook
Duas das vítimas morreram carbonizadas na hora, enquanto uma terceira chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.
Não há informações sobre como ocorreram a quarta e quinta mortes. As causas da queda vão ser investigadas.
Avião de pequeno porte cai em Jaboticabal — Foto: Arquivo pessoal
Acima da capacidade
O avião era um monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, fabricado em 2012 e com capacidade para piloto e mais três passageiros.
A aeronave era da categoria experimental e tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas estava com mais passageiros do que o permitido, já que as cinco pessoas que morreram estavam a bordo.
De acordo com apuração da EPTV, no local, o monomotor saiu de Monte Alto (SP) para Fernandópolis (SP). Na volta, não teria conseguido pousar em Monte Alto e seguiu para Jaboticabal, onde caiu.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados ao local e deram início à investigação, com coleta de dados e verificação de danos causados à aeronave, ou pela aeronave.
“O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, diz nota. G1