Fumaça invadiu a Avenida Abelardo Menezes, que precisou ser interditada. Vento contribuiu para que o fogo se espalhasse e o Instituto Florestal da Unesp de Rio Preto também foi atingido.
O incêndio na vegetação no antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), em São José do Rio Preto/SP, nesta quarta-feira (9), atingiu uma área equivalente a 300 campos de futebol. Segundo a Defesa Civil, foi a maior queimada dos últimos 12 anos no local.
No fim da manhã desta quinta-feira (10), novos focos de incêndio surgiram na área e a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham no local para controlar as chamas.
A área estimada em 300 hectares começou a pegar fogo no começo da tarde, que não deu trégua para o Corpo de Bombeiros, que usaram cinco viaturas no combate. A operação mobilizou também a Defesa Civil, Guarda Municipal e até o helicóptero Águia da Polícia Militar.
A fumaça invadiu a Avenida Abelardo Menezes, que precisou ser interditada. O vento contribuiu para o fogo se espalhar, que atingiu também o Instituto Florestal da Unesp.
A fumaça ainda era possível ver na manhã desta quinta-feira (10) na Rodovia Washington Luís, que fica ao lado da área queimada.
“O que dificultou foi o tipo de terreno e a vegetação fechada. No caso de terreno irregular, dificuldade porque as viaturas não alcançam a área queimada e tem de ser feito com abafadores, pelos bombeiros a pé. Foram 10 horas de trabalho por causa da vegetação fechada e o terreno acidentado”, afirma o tenente dos bombeiros Marcus Vinícius de Oliveira Barbosa.
FONTE: Informações | g1.globo.com