Grandes jornais de todo o mundo noticiaram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de não permitir que Jair Bolsonaro se ausente do Brasil para ir à posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima segunda-feira, 20. A decisão foi repercutida pelos jornais americanos The New York Times e The Washington Post, pelo espanhol El País e pelo espanhol El País e pelo britânico The Guardian.
“Como Bolsonaro pode evitar a prisão? Trump, Musk e Zuckerberg, ele diz”, afirma a manchete do The New York Times. “O ex-presidente brasileiro, cercado por investigações criminais, espera que os EUA influenciem mudanças na política do seu país — o que pode torná-lo um homem livre”, escreveu o veículo.
A previsão de temperaturas congelantes, podendo chegar a -6ºC em Washington, fez com que o comitê responsável mudasse a cerimônia de posse de Donald Trump, na próxima segunda-feira (20), para o lado de dentro do Capitólio, a sede do Congresso dos EUA.
Em vez do tradicional juramento e discurso a céu aberto, para uma multidão concentrada em frente à fachada Oeste do Capitólio, Trump será declarado presidente dos EUA pela segunda vez na Rotunda, espaço que fica logo abaixo da famosa cúpula do edifício.
Essa não é, porém, a primeira vez que uma posse vai ocorrer no local – e também não é a primeira vez que o frio motiva a troca de local de uma posse de um presidente americano.