Valor foi atingido na madrugada desta quarta-feira (18).
Os brasileiros já pagaram R$ 2,4 trilhões em impostos este ano, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O valor, atingido por volta das 3h desta quarta-feira (18), supera o total de tributos pagos em todo o ano passado, de R$ 2,3 trilhões.
Com isso, o total de impostos pagos este ano já é recorde – o valor do ano passado havia sido o maior já registrado até então. O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.
Em nota, Marcel Solimeo, economista da ACSP, aponta que o valor está dentro das previsões e reflete o índice de inflação. Para ele, com base no atual momento econômico, já era esperado que os brasileiros pagassem mais impostos.
“Esse volume é reflexo da inflação e está dentro das previsões levando em consideração os problemas que o governo enfrenta”, diz Solimeo. “O esforço que as autoridades vêm fazendo com o teto dos gastos tem tido resultados muito lentos se considerar a urgência da redução no gasto governamental”.
O Impostômetro
O impostômetro foi criado em 2005 e busca estimar o valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios.
O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br). Na ferramenta é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.
FONTE: Informações | G1