Cúpula do edifício centenário foi consumida pelo fogo em abril; documentário da TV francesa France 3 acompanhou obras de restauração.
Um documentário da TV francesa France 3 mostrou pela primeira vez imagens do interior da catedral Notre-Dame de Paris depois de ser destruída por um incêndio, em abril deste ano.
As imagens da catedral em chamas rodaram o mundo. O fogo consumiu todo o telhado do edifício centenário. A agulha principal, em espiral, e a cúpula desmoronaram.
A restauração está programada para durar cinco anos, mas especialistas acreditam que o prazo é muito ambicioso. Além disso, vem gerando polêmica.
O general indicado pelo governo para encabeçar o projeto de reconstrução, Jean-Louis Georgelin, teve um embate público com o arquiteto-chefe responsável pela reforma, Philippe Villeneuve.
O entrevero aconteceu na quarta-feira, 13 de novembro, durante um encontro do comitê de assuntos culturais da Assembleia Nacional, o Congresso francês.
Georgelin mandou Villeneuve “calar a boca” sobre a futura aparência da catedral. O comentário surpreendeu os presentes e gerou uma reprimenda do governo francês.
O ministro da Cultura da França, Franck Riester, tuitou que a reação de Georgelin “não era aceitável” e acrescentou: “Respeito é um valor central em nossa sociedade. Como funcionários públicos, devemos dar o exemplo”.
Georgelin é favorável a acrescentar um toque contemporâneo à agulha principal, enquanto Villeneuve defende que ela seja reconstruída exatamente como era antes.
O militar disse que uma decisão final será tomada em 2021.
FONTE: Informações | BBC NEWS