qui, 16 de janeiro de 2025

Imagens aéreas mostram destruição provocada por queimada em Rio Preto; fogo consumiu mais de 200 hectares

2

Mapa divulgado pela Polícia Militar Ambiental também indica as regiões do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) que foram mais atingidas por queimada registrada na quarta-feira (8).

Imagens aéreas divulgadas pela Polícia Militar Ambiental mostram a dimensão da destruição provocada pela queimada que atingiu a área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) em São José do Rio Preto (SP).

No total, 201,43 hectares foram consumidos pelas chamas na última quarta-feira (8), de acordo com a Polícia Ambiental.

Um mapa divulgado pela corporação também indica os locais atingidos, sendo 51,82 hectares pertencentes à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; 35,46 hectares da Estação Ecológica do Noroeste Paulista e 114,58 hectares da Floresta Estadual do Noroeste Paulista.

As chamas começaram em Mirassol, mas se alastraram rapidamente por conta do vento e chegaram a São José do Rio Preto. Segundo o tenente dos bombeiros de Rio Preto, a Floresta do Noroeste Paulista, que fica dentro da área do antigo Instituto Penal Agrícola, também foi atingida pelas labaredas. “É uma área muito extensa. O que dificulta o combate é o solo irregular. A vegetação densa é o que torna muito difícil a penetração dos bombeiros para apagar os focos de incêndio”, afirmou Marcus Vinicius Barbosa. Para evitar que incêndios destruam a vegetação novamente, mais aceiros serão feitos. Uma terceira câmera também deve ser instalada para aumentar a fiscalização.

G1