dom, 20 de abril de 2025

Imagens aéreas mostram destruição provocada por queimada em Rio Preto; fogo consumiu mais de 200 hectares

Mapa divulgado pela Polícia Militar Ambiental também indica as regiões do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) que foram mais atingidas por queimada registrada na quarta-feira (8).

Imagens aéreas divulgadas pela Polícia Militar Ambiental mostram a dimensão da destruição provocada pela queimada que atingiu a área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) em São José do Rio Preto (SP).

No total, 201,43 hectares foram consumidos pelas chamas na última quarta-feira (8), de acordo com a Polícia Ambiental.

Um mapa divulgado pela corporação também indica os locais atingidos, sendo 51,82 hectares pertencentes à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; 35,46 hectares da Estação Ecológica do Noroeste Paulista e 114,58 hectares da Floresta Estadual do Noroeste Paulista.

As chamas começaram em Mirassol, mas se alastraram rapidamente por conta do vento e chegaram a São José do Rio Preto. Segundo o tenente dos bombeiros de Rio Preto, a Floresta do Noroeste Paulista, que fica dentro da área do antigo Instituto Penal Agrícola, também foi atingida pelas labaredas. “É uma área muito extensa. O que dificulta o combate é o solo irregular. A vegetação densa é o que torna muito difícil a penetração dos bombeiros para apagar os focos de incêndio”, afirmou Marcus Vinicius Barbosa. Para evitar que incêndios destruam a vegetação novamente, mais aceiros serão feitos. Uma terceira câmera também deve ser instalada para aumentar a fiscalização.

G1

Compartilhe!