A unidade oferece 120 vagas anuais para o Ensino Médio profissionalizante
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado na última quarta (14/08), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o Ministério da Educação (MEC), traz o Campus Votuporanga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) na 38ª posição das escolas públicas de Ensino Médio mais bem avaliadas do país.
O Ideb leva em conta o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia as disciplinas de matemática e de português por meio de provas aplicadas a cada dois anos, e, as taxas de aplicação escolar, com base no Censo Escolar. Com esses dois componentes é calculado o índice, que varia de 0 a 10. O Ideb conta apenas com escolas públicas federais, estaduais e municipais, uma vez que as particulares só entram no sistema por amostra.
12 campi do IFSP participaram da edição 2023. Todos eles conquistaram nota acima da média 4,3 obtida pelas escolas públicas de ensino médio do Brasil, e também da meta 5,2 estipulada para o Ideb 2021. No Ideb 2019, a unidade Votuporanga do IFSP havia ficado na 69ª posição.
Agora no mapa nacional do top50 das escolas de Ensino Médio, a comunidade comemora o resultado. “Nossa formação tem uma característica multidisciplinar, que integra o ensino médio ao técnico, o que capacita os nossos alunos a terem um bom desempenho em avaliações tanto para o ingresso ensino superior como de monitoramento da qualidade de ensino”, disse Ricardo Teixeira Domingues, Diretor-Geral da escola.
Para Renan Renan Freira Pereira, do 2º ano do Técnico em Informática, o resultado é muito importante. “Fruto de muita resiliência e resistência também”, afirmou.
História. Em funcionamento desde 2011, o IFSP Votuporanga oferece 4 cursos técnicos e 4 superiores, todos gratuitos, tendo formado mais de 5000 pessoas. São ofertados 3 cursos de Ensino Médio profissionalizantes, em período integral e com duração de 3 anos: Técnico em Edificações, Técnico em Informática e Técnico em Mecatrônica, cada um com 40 vagas.
No período noturno, a unidade oferece o Técnico em Mecânica (área industrial), com duração de dois anos, na modalidade concomitante/subsequente, voltado ao público que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja cursando a partir do 2º ano em qualquer escola de educação básica.
Processo Seletivo 2025. Até 08/09, a população interessadas nos Cursos Técnicos da unidade devem se inscrever online para participar da prova objetiva, que será aplicada dia 20 de outubro. Os candidatos devem acessar este portal: processoseletivo.ifsp.edu.br