Conselho Federal de Enfermagem afirma que esse é um procedimento comum, adotado em casos em que o paciente não consegue se manter sentado sozinho. Caso aconteceu em São José do Rio Preto/SP.
O idoso que morreu em um incêndio no Lar São Vicente de Paulo, em São José do Rio Preto/SP, estava amarrado na poltrona que pegou fogo, informou a Polícia Civil. A morte de João Batista Pereira de Carvalho foi registrada na madrugada do dia 22 de agosto.
Segundo funcionários do local, ele estava sentado na poltrona onde o fogo começou, em um corredor externo, destinado para área de fumantes.
O Conselho Federal de Enfermagem afirmou que esse é um procedimento comum, adotado em casos em que o paciente não consegue se manter sentado sozinho.
A advogada da entidade disse que se tratava de uma restrição mecânica, que essa é uma prática comum, e que essa e outras informações de detalhes do incidente não foram passadas à imprensa anteriormente em respeito à família da vítima.
A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a morte do idoso. Imagens de circuito de segurança estão sendo analisadas para identificar o que teria causado o incêndio.
Incêndio
No dia do incêndio, outros 47 internos precisaram ser transferidos de ala. Duas enfermeiras que trabalhavam na casa de repouso precisaram ser levadas para uma unidade de pronto-atendimento depois de inalarem fumaça, mas já receberam alta e não correm risco de vida.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas rapidamente e não se espalharam, mas João de Carvalho não resistiu.
FONTE: Informações | G1