Um idoso de 63 anos morreu vítima de dengue hemorrágica na noite do último sábado (23/04/2022), em Nova Aliança (SP). Ubiraê da Silva trabalhava na farmácia de um irmão dele, em Potirendaba (SP).
Segundo o irmão dele, Ubirajara Brasil da Silva, Ubiraê começou a apresentar os primeiros sintomas da doença na semana passada, onde recebeu medicação, porém, seu quadro clínico foi se agravando.
“Na sexta-feira, quando ele internou, as plaquetas dele estavam em 13 mil e no sábado caíram para 6 mil, sendo que o normal é 150 mil. Por volta das 20h os médicos iniciaram uma aplicação de plasma para o aumento das plaquetas. A aplicação terminou às 21h38 e quando foi 21h40 meu irmão infelizmente morreu. Nós acreditamos que possa ter sido uma reação da aplicação do plasma”, explica Ubirajara.
Ubiraê deixa esposa e um filho. O corpo dele foi velado ontem em Nova Aliança e enterrado às 16h no cemitério de Potirendaba.
Segundo a Coordenadoria de Saúde de Nova Aliança, o resultado do hemograma apresentou como sugestivo de dengue, porém a pasta ainda aguarda a confirmação oficial do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).
Na última quinta-feira (21/04), Paulo Cesar Torres, de 47 anos, também morreu vítima de dengue na cidade. Ele era morador da zona rural de Potirendaba, porém, seu óbito foi registrado por Nova Aliança, onde o município agora questiona a GVE sobre a notificação. O corpo dele foi velado e enterrado no cemitério da cidade na última sexta-feira (22/04).
Nova Aliança enfrenta um verdadeiro surto de dengue de janeiro até agora, e, já está em epidemia. Segundo o município já são 482 casos notificados nestes quatro primeiros meses de 2022, sendo 243 confirmados, 60 descartados e 176 ainda em análise.
*Informações/Gazeta do Interior