É necessário que voluntários tenham mais de 18 anos, não estejam imunizados contra a Covid e nem tenham contraído a doença. Além disso, precisam estar na mesma casa de outra pessoa que está em isolamento.
O Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) recruta voluntários para um estudo de medicamento contra a Covid-19.
Diferentemente das pesquisas anteriores, a medicação molnupiravir será ministrada aos voluntários que tenham contato domiciliar com uma pessoa positiva ao coronavírus. Em todo o mundo, 1.332 pessoas participarão do estudo.
“A probabilidade de uma pessoa com Covid-19 infectar outra no mesmo domicílio durante seu isolamento é em torno de 20%, e pode ser maior com a chegada da variante delta”, explica a médica responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base, Suzana Lobo.
Durante a pesquisa, os voluntários receberão a medicação molnupiravir ou placebo e serão acompanhados em casa e no hospital pela equipe de pesquisadores.
“Vamos analisar a hipótese de que os contatos domiciliares que recebem a profilaxia pós-exposição terão menor chance de desenvolver a doença. Isto ajudará muitas pessoas no mundo, uma vez que este medicamento será um aliado à vacina no combate ao coronavírus”, diz Suzana Lobo.
Podem participar do estudo voluntários com mais de 18 anos, que ainda não contraíram a Covid-19, não foram imunizados com vacina e convivem na mesma casa com a pessoa que está em isolamento por causa da doença.
Interessados em participar do estudo devem entrar em contato com Centro Integrado de Pesquisa (CIP). Os telefones são (17) 99751-7708 e (17) 99602-8728.