O procedimento foi realizado no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) por meio de um microscópio neurocirúrgico. O uso da tecnologia trouxe benefícios na recuperação da paciente.
O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) realizou, no dia 20 de maio, uma cirurgia utilizando um microscópio neurocirúrgico de última geração. A tecnologia é inédita na região noroeste paulista.
A paciente é uma aposentada, moradora de Rio Preto. Adriana Tieme foi diagnosticada com câncer de mama há 21 anos e na época o tratamento foi realizado com sucesso.
Em 2022, por meio de exames de rotina, os médicos descobriram um novo câncer que tinha sofrido mutação, dessa vez no cérebro da paciente. Foram feitos novos tratamentos e uma cirurgia.
Em 12 de maio de 2024, Dia das Mães, ela teve uma convulsão e ao fazer os exames foi detectado um tumor cerebral em uma nova região da cabeça.
A cirurgia durou 3 horas e meia e 100% do tumor foi retirado cérebro dela. A paciente lembra emocionada de como foi o processo de luta contra o câncer e a importância de seguir em frente. “Graças a Deus minha família sempre esteve comigo em todos os momentos e espero que outras pessoas possam ter o mesmo tipo de tratamento que tive e seguir em frente, porque viver vale a pena” conta Adriana.
Após a cirurgia a aposentada continua tomando medicações e com as consultas regulares, mas mantém uma vida normal. Para ela uma grande batalha foi vencida.
O neurocirurgião que operou a Adriana, Carlos Rocha, falou sobre como foi utilizar esse tipo de equipamento em outros pacientes.
“Além de trazer muita segurança durante a operação, ele ajuda a atingir uma retirada do tumor de forma completa graças ao nível de tecnologia que ele possui” revela o doutor. G1