Secretaria do Estado de Saúde definiu outros cinco hospitais por serem grandes centros no Estado. Na região não há casos suspeitos, casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
O Hospital de Base de São José do Rio Preto/SP está entre os hospitais escolhidos para tratar casos graves de coronavírus no país. O Brasil confirmou nesta semana o primeiro caso positivo da doença. O paciente é um morador de São Paulo, que chegou recentemente da Itália.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde, não há caso suspeito na região ou em Rio Preto de coronavírus. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde.
O HB foi escolhido porque é referência no Brasil na realização de exames diagnósticos de doenças transmitidas por vírus respiratórios. O Centro de Biologia Molecular já realiza exames diagnósticos de Influenza A e B, H1N1 e outros vírus respiratórios.
Além do HB, a Secretaria do Estado de Saúde escolheu o Hospital das Clínicas de São Paulo e Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital. No interior, HCs de Ribeirão Preto (USP) e Campinas (Unicamp) e, no litoral, o Emílio Ribas II, do Guarujá.
Os sintomas do COVID-19, nome dado ao coronavírus, são febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza. É preciso observar outros aspectos epidemiológicos, como histórico de viagem em área com circulação do vírus ou mesmo contato próximo a algum caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para a doença.
O Hospital de Base de Rio Preto passará também a realizar os exames de diagnóstico para o coronavírus, arcando com os custos do diagnóstico.
FONTE: Informações | g1.globo.com