qui, 16 de janeiro de 2025

Hospital da Criança e Maternidade confirma morte de criança por Síndrome Respiratória Aguda Grave

hcm-rio-preto-2

Instituição não divulgou o que levou a causar a doença e a morte por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) confirmou nesta terça-feira (14) que uma criança morreu por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), doença que afeta os pulmões.

De acordo com a instituição, a criança foi internada no último sábado (11) e recebeu todo o atendimento necessário, mas não resistiu e veio a óbito na segunda-feira (13).

Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o hospital não divulgou mais informações, tampouco o que teria causado a síndrome.

Lotação

No início do mês de dezembro, o HCM ficou impossibilitado de receber pacientes por conta do aumento expressivo no número de internações provocadas por casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

De acordo com o infectologista do HCM, Inaldo Junior, o surto de casos de VSR é provocado pela mudança na rotina das crianças.

“A gente já conhece o vírus, mas estávamos acostumados com a época do inverno. Como mudamos o comportamento, os casos acabaram acontecendo e se concentrando. À medida que a gente tem maior número de casos, o volume de internação acaba aumentando também”, diz o profissional.

Atualmente, todos os 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continuam ocupados, enquanto a enfermaria opera com 70% das vagas preenchidas.

Segundo diretor do HCM, Antônio Soares de Souza, o hospital segue um plano de contingência e está se adaptado para receber as crianças.

“É uma situação que tem ocorrido não só em Rio Preto. É uma síndrome viral que tem impactado as crianças de baixa idade e tem ocupado os leitos disponíveis, principalmente os leitos de UTI que precisam de uma condição adequada do ponto de vista técnico”, explica.

G1