Fundação Padre Albino, gestora das unidades de saúde, tem recusado pacientes com pedido de transferência via Central de Regulação de Vagas (Cross). Diretora da fundação diz que pode enfrentar falta de medicamentos e de profissionais capacitados.
Hospitais e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catanduva (SP) atingiram 100% de ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19 nesta terça-feira (25). (Veja abaixo os índices de ocupação.)
Segundo Renata Bugatti, diretora de Saúde da Fundação Padre Albino, gestora das unidades de saúde, a fundação tem negado, em média, 48 vagas por noite à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) que são solicitadas para internações de pacientes com Covid-19 em UTI.
Ainda de acordo com a diretora, além da falta de leitos, a fundação também pode enfrentar falta de medicamentos e de profissionais capacitados.
“Nós não estamos aqui brincando. O vírus existe e as pessoas precisam se cuidar. Nós estamos em uma situação bem grave porque pode faltar medicamentos. Nós já estamos com dificuldades de aquisição, e o RH também”, diz a diretora.
Ainda conforme Renata, está difícil a contratação de profissionais para a área. “Não existem mais pessoas que queiram trabalhar nessa área e os que estão, estão exaustos e se sentem desrespeitados pela população, que não se cuida.”
Fundação Padre Albino:
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI): 100%;
- Enfermaria: 123%.
Unimed São Domingos:
- UTI: 172,2%;
- Enfermaria: 83,87%.
UPA:
- UTI: 100%;
- Enfermaria: 100%.
Centro de Atendimento
Em Catanduva, moradores que apresentarem sintomas do coronavírus devem procurar o Centro de Atendimento à Covid-19 para as primeiras avaliações.
O espaço fica anexo à Estação Cultural, na rua Rio de Janeiro, e o atendimento funciona das 7h às 17h.