Família disse aos médicos que ele começou a passar mal assim que tomou o suco, que seria uma receita caseira para ajudar no tratamento da dengue. O caso ocorreu em São José do Rio Preto/SP.
Ontem (16), um homem de 56 anos morreu em São José do Rio Preto/SP, com suspeita de intoxicação alimentar. A família suspeita que a morte tenha sido causada pelo suco com inhame cru que ele tomou momentos antes.
A família contou aos médicos que ele começou a passar mal assim que tomou o suco, que seria uma receita caseira para ajudar no tratamento da dengue.
A direção da Santa Casa, para onde ele foi levado, disse que o paciente chegou com vômito e falta de ar, e que fez todo o procedimento para tentar salvá-lo, mas ele não resistiu.
O Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica), do Hospital de Base de Rio Preto, confirmou que os sintomas são de intoxicação alimentar. O próprio centro de assistência afirmou que ajudou por telefone a médica da Santa Casa no socorro ao paciente.
O médico do Ceatox, Carlos Caldeira, disse em entrevista à imprensa que alimentos como a mandioca e o inhame – que são raízes – não devem ser ingeridos crus porque apresentam substâncias tóxicas.
O corpo de José Aparecido da Silva foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) e passou por autópsia. O resultado deve sair nas próximas semanas. A família disse que José Aparecido não tinha problemas de saúde, apenas estava com sintomas da dengue.
Remédio contra a dengue
Na internet é possível encontrar vários sites que trazem a informação de que o inhame seria um repelente contra a dengue e até que ajudaria no tratamento da doença. No entanto, especialistas dizem que não há confirmação de que a raiz tenha poder curativo.